POACEAE

Cryptochloa capillata (Trin.) Soderstr.

Como citar:

Rafael Augusto Xavier Borges; Tainan Messina. 2012. Cryptochloa capillata (POACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

3.941.457,942 Km2

AOO:

248,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, que ocorre nas regiões Norte (Roraima, Amapá, Pará), Nordeste (Bahia), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro) (Filgueiras; Oliveira, 2011). É uma espécie comum na Serra do Mar, na costa do sudeste brasileiro, mas atingindo o norte do Pará e a Amazônia (Soderstrom, 1982). Encontrada também no Maranhão (CNCFlora, 2012)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

??Espécie herbácea cespitosa com colmos até 0,8 m, endêmica, não ameaçada. Grande extensão de ocorrência, coletada frequentemente em dezenas de situações de ameaça. Habita a floresta pluvial, tanto no interior quanto na borda de fragmentos da Mata Atlântica e da Amazônia.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrição da espécie em Clayton et al. (2006).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Amazônia
Fitofisionomia: Encontrada e áreas de floresta não inundável (Araujo et al., 2009) e em restinga, mangue, interior e borda de mata e floresta ombrófila densa (Clark; Oliveira, 2001).
Habitats: 1 Forest, 5.16 Permanent Saline, Brackish or Alkaline Marshes/Pools
Detalhes: A espécie é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia (Filgueiras; Oliveira, 2011). Na Mata Atlântica é encontrada e áreas de floresta não inundável (Araujo et al., 2009) e em restinga, mangue, interior e borda de mata e floresta ombrófila densa (Clark; Oliveira, 2001). É uma planta perene, cespitosa, com colmos de 50 a 80cm de altura (Clayton et al., 2006). C. capillata é uma planta herbácea terrestre (Araujo et al., 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​Em perigo (EN). Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação: Reserva Bilógica do INPA, AM, Parque Nacional Monte Pascoal, BA, Reserva Florestal de Linhares, ES, entre outras (CNCFlora, 2012).